trânsito

Prefeitura retira lombada de rua central de Santa Maria


Foto: Charles Guerra (Diário)
Depois da retirada da lombada, serão colocadas faixas elevadas

A prefeitura retirou a lombada da Rua Conde de Porto Alegre, em frente à Escola Estadual Maria Rocha. Segundo o Executivo municipal, a remoção do redutor de velocidade ocorreu devido às condições da estrutura.

Está no cronograma da Secretaria de Mobilidade Urbana a instalação de uma faixa de pedestres elevada em frente ao portão da escola. O serviço deve ocorrer em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, segundo a Superintendência de Comunicação.

Obras no Caixeiral ainda dependem de aprovação do Iplan

A Mobilidade Urbana ressalta que tem um cronograma para revitalizações das lombadas da cidade, que incluem conserto da estrutura e reforço da sinalização, como pintura do chão e colocação de placas. Porém, a pasta não informa qual é o calendário ou as regiões da cidade que vão receber esse serviço e especifica que o cronograma da secretaria pode sofrer alterações "devido às intempéries", como chuvas e dias úmidos.

REDUTORES
As lombadas, popularmente conhecidas como quebra-molas, são utilizadas no trânsito como forma de reduzir a velocidade dos veículos. Porém, de acordo o parágrafo único do artigo 94 do Código de Trânsito Brasileiro, é proibido utilizar as ondulações transversais e sonorizadores como redutores de velocidade. 

Sobre isso, a Secretaria de Mobilidade Urbana informa que segue a Resolução 600/2016, que permite o uso de lombadas, desde que alguns critérios sejam seguidos, como instalação em locais em que um estudo técnico de engenharia demonstre índice significativo de acidentes cujo fator determinante seja o excesso de velocidade.

Após 9 meses, obras são retomadas na Faixa Velha

A resolução também aponta que ondulação transversal pode ser instalada em locais onde ocorra a necessidade de limitar a velocidade a 30 km/h, como rodovia com trecho urbanizado e vias urbanas coletoras e locais. O Código de Trânsito Brasileiro e suas resoluções são atualizadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que é o órgão máximo normativo e consultivo do sistema de trafegabilidade.

A reportagem tentou contato com o secretário de Mobilidade Urbana, João Ricardo Vargas, mas ele não atendeu aos telefonemas nem retornou as ligações do jornal. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM é acusada de omissão frente a denúncias de violência contra a mulher Anterior

UFSM é acusada de omissão frente a denúncias de violência contra a mulher

Após 9 meses, obras são retomadas na Faixa Velha Próximo

Após 9 meses, obras são retomadas na Faixa Velha

Geral